17/04/2011


Cisne Negro (Black Swan), com Natalie Portman, Vincent Cassel, Mila Kunis*.do diretor  Darren Aronofsky.

O balé Lago dos Cisnes,  foi composto por Tchaikovsky entre 1875 e 1876. Existem variações da história que é contada em quatro (4) atos.
Tem varias versões e uma delas: o príncipe Siegfried é obrigado a escolher uma esposa em sua festa de aniversário. Chateado porque não vai se casar por amor, ele foge pra floresta, onde encontra um lago com cisnes brancos. Decide caçá-los, mas quando vai atirar o arco, percebe que  um dos cisnes está se transformando numa mulher, Odette. Ele descobre que ela foi amaldiçoada por um mago de um reino vizinho e que passa a dias transformada em cisne, mas volta a ser humana à noite. Ele se apaixona por ela e volta à festa pra anunciá-la então como noiva e assim quebrar o encanto. O mago, que perderia os poderes caso isso acontecesse, entra na festa junto com sua filha, Odile, transformada através de magia em Odette, mas vestida de preto. O príncipe anuncia seu amor e o noivado, e, tarde demais, percebe seu erro. Ele volta ao lago e, como o encanto não foi quebrado e eles não podem ficar juntos, se afogam no lago.

Agora, no filme, Cisne Negro (Black Swan),
A história básica do filme é que Nina (Natalie Portman) é uma bailarina em uma companhia de dança de Nova York. Sua vida é consumida pela dança e pelos treinos e como se não bastasse,  ela mora com sua obsessiva mãe – que foi uma bailarina.
O filme também fala nas entre linhas um pouco da pressão psicológica, do esgotamento físico do bailarino e da competição entre eles e desejo de atingir a perfeição tanto na expressão corporal quanto em técnica.No filme a bailarina impressiona o diretor e conquista seu lugar ao sol, que  procura  por uma pessoa que possa interpretar tanto a inocência e graça do Cisne Branco quanto a malícia e sensualidade do Cisne Negro. Nina encaixa perfeitamente no papel de Cisne Branco, enquanto Lily é a personificação do Cisne Negro. Para não perder o papel, Nina entra cada vez mais em contato com seu lado negro, o que aos poucos transfere para  vida perdendo a noção do que é fantasia e ralidade.



Nenhum comentário: